06/30/2025
06:35:12 PM
O Legendários é um movimento cristão focado em homens, que busca a transformação pessoal e familiar através de experiências intensas e atividades ao ar livre, com foco em valores como honra, amor e unidade.
Este movimento se originou na Guatemala (2015) por Chepe Putzu, promovendo retiros espirituais de vários dias, onde os participantes são desafiados a superar limites físicos e emocionais, buscando uma nova versão de si mesmos. Hoje este movimento já está presente em mais de 100 países.
No Brasil esse movimento chegou em 2017 pelo Pr. Carlito Paes, da Igreja da Cidade em São José dos Campos (SP), uma igreja evangélica de orientação evangélica contemporânea e missionária.
O movimento Legendários, por ser cristão e voltado à formação de homens segundo os valores bíblicos, já contou com a participação de pessoas conhecidas no meio cristão, especialmente pastores, líderes, cantores gospel e influenciadores evangélicos. No entanto, ele não é centrado em celebridades, e não promove isso como foco.
Propósito
A missão do movimento é formar homens segundo o coração de Deus, que sejam líderes em suas casas, igrejas e sociedade.
O Slogan principal é “Todo homem tem um LEÃO dentro de si, ele só precisa ser despertado”, tendo como Enfoques principais :
1. Discipulado Intencional
Ajuda os homens a crescerem na fé cristã por meio de encontros, estudos e mentoria
2. Restauração de Identidade masculina segundo a Bíblia
Propõe restaurar o propósito do homem segundo o modelo de Jesus
3. Vida em Grupo
Valorizam o companheirismo, a prestação de contas e o apoio mútuo entre homens
4. Combate à Passividade
Desafiam os homens a não viverem vidas acomodadas, mas atuantes em sua fé, na responsabilidade famíliar, liderança espiritual, pureza sexual e missão (serviço na igreja e na sociedade)
Influenciadores Cristãos
Alguns influenciadores digitais cristãos que falam sobre masculinidade bíblica, propósito e pureza também já participaram ou divulgaram o movimento como Rafael Bittencourt (Teologueiros) e Douglas Gonçalves (JesusCopy), embora esses citados tenham seus próprios ministérios, já tiveram interações com a visão dos Legendários.
O que vem sendo questionado pelos críticos de plantão é o preço elevado dos eventos Legendários, o que tem tornado um evento de exclusividade ou elitização; a moda que ocupa espaço e recursos, mas que não necessariamente promove a formação bíblica de todos os fiéis. Para esses, temas como masculinidade, paternidade e espiritualidade deve ser ensinados pela Igreja local para todos homens independe de sua condição financeira.
Compartilhe